Aliados abandonam Bolsonaro e defendem Tarcísio como candidato da direita em 2026

Atualizado em 5 de novembro de 2022 às 10:04
Tarcísio de Freitas e o presidente Jair Bolsonaro – Foto: Alan Santos/PR

Ministros, acionistas de empresas de comunicação, líderes religiosos e aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL) defendem a ideia de deixar o ex-capitão de lado nas eleições de 2026 e dar espaço para outro candidato de direta tentar assumir à sucessão de Lula (PT). O mais cotado é o governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

De acordo com a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, o plano é convencer Bolsonaro a se transformar numa espécie de “Fernando Henrique Cardoso da direita”, ou “um estadista” que tem prestígio e o poder de influenciar a escolha de candidatos de seu campo político, mas sem entrar na disputa eleitoral e tendo grandes chances de vencer.

Aliados do chefe do Executivo tem como grande aposta, caso faça uma boa administração e complete o mandato com aprovação alta entre os paulistas, Tarcísio, que segundo eles, conseguiria representar a direita de forma mais civilizada e menos radical que Bolsonaro.

Entre os apoiadores do presidente, o discurso é que ele mesmo cavou sua derrota ao defender bandeiras extremadas, além de fazer diversos discursos golpistas, ameaças à democracia e ter atacado instituições como o Supremo Tribunal Federal (STF). Diante disso, boa parte dos eleitores de direita moderados abriram mão de Bolsonaro.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link