Aliados apontam erros de Lula no debate, mas comemoram que Bolsonaro foi pior

Atualizado em 29 de agosto de 2022 às 13:37
Lula e Bolsonaro no debate da Band
Foto: Reprodução/Band

No domingo (28), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), participou do debate presidencial na Band. Segundo a jornalista Mônica Bergamo, ele havia sido orientado por aliados a baixar o tom no primeiro enncontro entre candidatos à Presidência nas eleições deste ano.

Os integrantes da campanha do petista, no entanto, avaliam que Lula errou ao deixar de responder de forma mais expressiva o presidente Jair Bolsonaro (PL), que introduziu a primeira pergunta para o debate.

O presidente citou a delação em que o ex-ministro da Economia Antonio Palocci acusou o petista de ter contas no exterior e de receber periodicamente pacotes de propina. Lula não contestou a afirmação, preferindo guiar sua resposta para as realizações durante seu mandato.

O ex-presidente citou uma capitalização da Petrobras de R$ 70 bilhões, e afirmou que seu governo foi marcado “pela maior política de inclusão social, pela maior geração de empregos, pelo maior aumento de salário mínimo, pela maior política de investimento na agricultura familiar e pela criação do Simples”.

Para os integrantes de sua equipe de campanha, a resposta deixou a desejar e não conseguiu atrair os eleitores indecisos, que esperavam mais assertividade e segurança em sua resposta.

De toda forma, a campanha de Lula comemorou que Bolsonaro teve um desempenho pior que o do petista, segundo levantamento do Datafolha. Os ataques do presidente à jornalista Vera Magalhães e à candidata Simone Tebet (MDB) foram o principal motivo para sua desaprovação.

Com base na pesquisa qualitativa do instituto, feita com eleitores indecisos, Bolsonaro foi considerado aquele com o pior desempenho no debate presidencial dentre os 6 candidatos que participaram.

Bolsonaro obteve 51% dos votos para pior participação. Em segundo lugar, com menos da metade do percentual de Bolsonaro, aparece Lula.

Tebet foi a mais bem avaliada, e Ciro Gomes, o segundo candidato com melhor desempenho, de acordo com os eleitores ouvidos pelo instituto.

O debate foi organizado pela Folha, UOL e TVs Bandeirantes e Cultura, e reuniu os candidatos Lula, Bolsonaro, Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Luiz Felipe d’Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil) na sede da Band em São Paulo.

Candidatos a presidência nos debates da Band
Foto: Montagem/Band
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link