Alunos da rede municipal são proibidos de repetir merenda em SP

Atualizado em 8 de novembro de 2024 às 13:28
Merenda escolar. Foto: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social

Escolas da rede municipal de São Paulo estão proibindo alunos de instituições da região do Campo Limpo, na zona sul, de repetirem refeições. A responsável pela distribuição de merendas é a empresa Sepat Multi Service LTDA, sediada em Joinville (SC), que tem contrato com a prefeitura da capital desde o dia 1º deste mês.

A empresa fornece merendas para 190 instituições de ensino sob responsabilidade da Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Campo Limpo, como escolas infantil (EMEI) e fundamental (EMEF), educação especial (EMEBS), de jovens e adultos (EJA) e os CEUs (Centro Educacionais Unificados).

O cardápio diário dessas unidades prevê lanche, refeição e sobremesa, e o valor a ser pago pela prefeitura à empresa é baseado na quantidade de refeições servidas diariamente. A direção das unidades é responsável por fazer um levantamento das refeições servidas.

Em uma das planilhas criadas para organizar o número de merendas há dados sobre a quantidade de refeições servidas pela primeira vez e as que foram repetidas. No arquivo, há uma anotação de um funcionário da escola que descreveu que a empresa não liberou a repetição de furtas como melão, melancia e salada de frutas.

EMEF Campo Limpo II, uma das unidades atendidas por empresa contratada pela Prefeitura de São Paulo. Foto: Reprodução

Segundo a Folha de S.Paulo, uma professora do Campo Limpo relatou que em algumas unidades as crianças chegam famintas na escola e o lanche é o primeiro alimento à disposição.

A empresa alega que segue a diretriz da Prefeitura de São Paulo, enquanto a Secretaria Municipal de Educação diz que refeições e frutas de sobremesa são disponibilizadas para alunos na quantidade que desejarem.

A gestão do bolsonarista Ricardo Nunes (MDB) alegou que o departamento de nutrição da pasta recomenda a oferta de um lanche para cada estudante por dia “para evitar que o aluno reduza o interesse no consumo da refeição seguinte (almoço ou jantar), com maior valor nutricional”.

A região do Campo Limpo fica no extremo da zona sul e está entre os dez distritos da capital com menores indicadores do Mapa da Desigualdade, ranking que leva em consideração indicadores de educação, habitação, saúde, trabalho e renda.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line