Alvarez & Marsal, onde Moro “trabalhou”, prestará consultoria à prefeitura de Porto Alegre

Atualizado em 14 de maio de 2024 às 14:35
Sergio Moro (União), senador e ex-ministro do governo Bolsonaro. Foto: reprodução

A Prefeitura de Porto Alegre anunciou uma parceria com a empresa de consultoria internacional Alvarez & Marsal, dos Estados Unidos, para auxiliar na recuperação da cidade após as enchentes. A formalização do acordo ocorreu na última segunda-feira (13) e inclui a gestão de recursos financeiros, regularização das operações, estruturação do plano e a gestão do comitê de crise.

A contratação da Alvarez & Marsal gerou controvérsias pela empresa ter tido como sócio o senador Sérgio Moro (União Brasil-PR) em 2020, após sua saída do governo Bolsonaro. O ex-ministro atuou na área de compliance da companhia após sua atuação como juiz da Lava Jato, o que gerou polêmica devido à sua relação com casos em que a consultoria estava envolvida.

Durante o contrato de Moro, o escritório estadunidense repassou ao ex-juiz R$ 3,6 milhões em apenas 10 meses de atuação. “Basicamente eram 45 mil dólares por mês. Eu recebi parte disso aqui em reais, no Brasil, enquanto não estava com visto nos Estados Unidos, e depois passei a receber lá diretamente”, disse Moro em 2022. “Não enriqueci. Trabalhei e recebi um bom salário, nos padrões dos Estados Unidos”.

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), afirmou que a consultoria será “essencial” diante da magnitude dos estragos causados pelas cheias, destacando que apenas para a limpeza da cidade serão necessários mais de R$ 100 milhões.

Sebastião Melo (MDB), prefeito de Porto Alegre. Foto: Giulian Serafim/PMPA

Ele ainda disse que nos primeiros 60 dias de atuação, a Alvarez & Marsal trabalhará de forma pro bono, ou seja, sem custos para a prefeitura. Os valores para uma possível continuidade dos serviços serão discutidos posteriormente. “Um dos sócios dessa empresa é gaúcho, porto-alegrense. Ele se sensibilizou com o processo e nos procurou para ajudar”, disse Melo.

Apesar das críticas, a prefeitura ressaltou a necessidade de contar com uma consultoria de alto nível para enfrentar os desafios de reconstrução pós-enchente. A Alvarez & Marsal já iniciou sua atuação na cidade, com 20 funcionários instalados na secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, sob o comando de Germano Bremm.

A expectativa é de que o plano elaborado pela consultoria contemple medidas de longo prazo para garantir a recuperação efetiva de Porto Alegre. Além disso, a empresa possui experiência em situações semelhantes, como a gestão após o furacão Katrina, nos Estados Unidos, e o auxílio na recuperação após o rompimento das barragens de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link