Anac libera Base Aérea de Canoas para voos comerciais

Atualizado em 18 de maio de 2024 às 18:55
Base Aérea de Canoas na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS). Foto: Esquadrão Pampa/ Agência Brasil

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) liberou na sexta-feira (17) a operação de voos comerciais na Base Aérea de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS).

A autorização ocorreu após reunião extraordinária da diretoria do órgão. A medida será oficializada em uma resolução que será publicada no Diário Oficial da União (DOU).

A base aérea, tradicionalmente usada para aviação militar, será utilizada para transportar passageiros e cargas enquanto perdurar o estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul.

A pista de Canoas servirá como alternativa ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, que foi interditado devido às fortes chuvas que atingem o estado gaúcho.

Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), inundado após fortes chuvas. Foto: Wesley Santos/Reuters

O diretor-presidente substituto da Anac e relator do processo, Tiago Sousa Pereira, destacou que a autorização será válida enquanto as operações no Salgado Filho permanecerem suspensas. A operação será gerenciada pela empresa Fraport, concessionária responsável pela administração do Aeroporto Internacional de Porto Alegre.

De acordo com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a Fraport já está se preparando para iniciar as operações em Canoas, instalando equipamentos de raio-x e escadas para o acesso dos passageiros às aeronaves.

Inicialmente, a Base Aérea de Canoas deverá receber até cinco voos por dia. Costa Filho disse à GloboNews que a operação pode ser ampliada conforme a demanda.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link