O Senado escolheu Antonio Anastasia (PSD-MG) para ocupar uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU). O ex-governador de Minas Gerais recebeu 52 votos, enquanto seus concorrentes Kátia Abreu e Fernando Bezerra Coelho tiveram 19 e 7 votos, respectivamente.
O nome do senador foi defendido pelo Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 1.118/2021. O texto foi de Nelsinho Trad, do partido liderado por Kassab. E a relatoria ficou nas mãos de Cid Gomes (PDT-CE).
O TCU tem como função fiscalizar os setores contábil, financeiro, orçamentário, operacional e patrimonial da União. E também dos órgãos da administração direta e indireta. Tudo isso está previsto na Constituição Federal.
O Tribunal de Contas é quem auxilia o Congresso Nacional. Isto porque ela aprecia “as contas prestadas anualmente pelo presidente da República, mediante parecer prévio que deverá ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento”.
Leia mais:
2 – Após ouvir coro de “Lula la” em show, Vanessa da Mata enfatiza: “Bolsonaro jamais fui. Jamais serei”
3 – ‘Bolsonaro produziu um ambiente propício para a agressão de jornalistas’, aponta cientista político
Por que Antonio Anastasia vai ocupar uma vaga do TCU?
Porque uma vaga foi aberta depois que Raimundo Carreiro saiu da entidade. Ele irá assumir a Embaixada do Brasil em Lisboa. Por conta disso, a Comissão de Assuntos Econômicos realizou uma sabatina com os três candidatos.
Depois disso, os nomes do trio foram levados para o plenário do Senado Federal. Anastasia teve a preferência dos colegas. A vagada era de muito interesse dos parlamentares, porque é vitalícia.
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link