A influenciadora Andressa Suita, atual esposa do cantor sertanejo multimilionário Gusttavo Lima, recebeu R$ 70 mil em 2019 do governo de Jair Bolsonaro (PL) para publicar stories em seu perfil no Instagram. Com informações do Metrópoles.
Três stories foram publicados no dia 25 de novembro daquele ano. Outros quatro stories foram feitos entre 27 e 30 do mesmo mês. As publicações eram de uma campanha de enfrentamento à violência contra a mulher.
A contratação de Suita consta numa tabela obtida por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI). Questionada acerca do caso, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) disse que o desenvolvimento e a execução da campanha publicitária e a negociação com os influenciadores seguem a estratégia de cada ação.
Tanto Gusttavo quanto Andressa são apoiadores declarados do ex-capitão. A escolha de Suita pelo governo Bolsonaro ocorreu, segundo informe oficial, por ela ser uma “celebridade” de “grande alcance dentro do público adulto”, por ser uma “referência de mãe e mulher” e por ter “bom diálogo nas redes sociais em que atua”.
A influencer, na época, tinha cerca 6,9 milhões de seguidores no Instagram. Hoje, o perfil é acompanhado por 15,3 milhões de pessoas.
Mesmo a campanha publicitária tendo ocorrido em 2019, em 2022, durante a corrida eleitoral, Suita apoiou declaradamente apoio à campanha de Bolsonaro. Ela publicou, no dia do primeiro turno da eleição, uma foto com as cores da bandeira do Brasil e frases religiosas. Suita bloqueou os comentários de seguidores na postagem.
Nenhuma das publicações de 2019 está no ar atualmente pelo fato do stories do Instagram ser uma ferramenta de compartilhamento de fotos e vídeos temporários, que ficam no ar apenas por 24 horas.
Andressa foi procurada para comentar acerca do caso mas ainda não se manifestou.