Anielle recebe apoio de movimento feminino: “Mulheres negras seguem desprotegidas”

Atualizado em 5 de setembro de 2024 às 23:49
Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O movimento “Mulheres Negras Decidem” divulgou nesta quinta-feira (5) uma nota em apoio à ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, em meio às denúncias de assédio sexual contra o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida.

“Testemunhamos e reafirmamos que, mesmo ocupando espaços de poder e decisão, mulheres negras seguem desprotegidas e vitimizadas por uma cultura misógina que rege a sociedade brasileira”, afirmou a entidade.

O movimento prestou solidariedade à Anielle “neste momento tão difícil e perturbador” e ressaltou que o ambiente político “nunca foi formatado para que mulheres e pessoas LGBTQIAPN+ o ocupassem”.

“Reiteramos nossa solidariedade à Anielle Franco, segunda mulher a ocupar a maior posição ministerial no Ministério da Igualdade Racial, órgão de fundamental importância para o Brasil. Seu trabalho, realizado com muito empenho, habilidade política e qualidade técnica não deve ser eclipsado por lamentáveis episódios como esse. Avante, Ministra!”, finalizou.

ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, de roupa azul, falando em microfone, com expressão de chateação
Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida. Foto: Reprodução

As acusações contra Silvio Almeida, que negou ter cometido assédio, foram feitas à organização Me Too Brasil. Segundo o Metrópoles, Anielle teria sido uma das vítimas.

Os casos teriam ocorrido no ano passado, e a ministra relatou o ocorrido a membros do governo. De acordo com interlocutores, Anielle optou por não tornar o caso público para evitar prejuízos ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️ Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
? Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line