A cantora Anitta criticou, nesta terça-feira (03), o posicionamento de pessoas que poiam o presidente Jair Bolsonaro (PL) e negam a crise ambiental e climática vivido pelo bioma.
Pousei agora e tô vendo um Zé povinho falar que que tem uma coisa a ver com a outra de Amazônia e bla bla bla. Queridos… não adianta ter saúde, economia, segurança, agro bla bla bla se a natureza estiver acabada, nao vai ter agua pra voce beber, oxigênio pra você respirar
— Anitta (@Anitta) May 3, 2022
Recentemente, uma das campanhas mais fortes vem criticando o governo pela atuação nas terras yanomamis ocupadas ilegalmente por garimpeiros.
MAIOR tesouro do país? A gente devia era ter vigia 24h pra PRENDER essa gente e fazerem eles conhecerem a lei. Uma menina de 12 anos foi estuprada por garimpeiros e faleceu. Após a denúncia feita pelos Yanomami, a aldeia foi incendiada e o povo desapareceu. 25 pessoas!
— Anitta (@Anitta) May 3, 2022
Indígenas podem estar em fuga na mata
Uma pista sobre o desaparecimento de 24 Yanomamis da aldeia Aracaçá, na região de Waiakás, em Roraima, indica que os indígenas podem estar andando pela floresta amazônica, fugindo de garimpeiros locais. O relato foi dado por indígenas Palimiú.
Eles afirmaram que o grupo de indígenas foi embora do local depois de um ato em que uma mulher foi atacada enquanto acompanhava uma menina de 12 anos – que foi possivelmente foi estuprada – e um criança de três anos, que desapareceu no rio.
Em conversa com Júnior Hekurari, presidente do conselho Distrital de Saúde Indígena e Ye’kuana (Condisi), o grupo disse que os integrantes estão pela floresta, em busca de novo local para reconstruir as moradias.