A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), por meio de uma nota, desmentiu as fake news bolsonaristas que estão circulando pelas redes sociais sobre a agência estar barrando os veículos de carga nas vias de acesso ao Rio Grande do Sul, em meio à tragédia que assola o estado gaúcho.
Também estão sendo compartilhadas mentiras sobre a agência estar exigindo notas fiscais dos donativos transportados para atender os gaúchos. Está havendo apenas uma checagem básica de documentos, ao contrário do que está sendo disseminado por extremistas.
“Os vídeos que circulam na internet e afirmam que a ANTT reteve veículos de doação não condizem com a realidade dos fatos”, afirmou a agência em um trecho da nota.
Vale destacar que a Brigada Militar do Rio Grande do Sul também desmentiu uma fake news compartilhada pelo coach bolsonarista Pablo Marçal. Ele havia dito que a Secretaria da Fazenda do estado estaria exigindo nota fiscal das doações feitas para socorrer a população, que sofre com os danos causados pelas fortes chuvas dos últimos dias.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, um coronel desmentiu a notícia. “Mais um dia de operações e a Brigada Militar está focada em salvar as pessoas e acolher o povo gaúcho. Reforçamos que não estamos impedindo a circulação de nenhuma espécie de alimento para doação”, afirmou.
“Reforçamos que não estamos realizando a fiscalização de notas fiscais, muito menos fiscalizando embarcações. Nosso grande objetivo no momento é acolher o povo gaúcho e todos aqueles voluntários que estão fazendo isso receberão o apoio da Brigada Militar”.
Leia a nota da ANTT na íntegra:
Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) esclarece que, neste período emergencial, não está retendo veículos de carga nas vias de acesso ao Rio Grande do Sul. Os veículos de carga que passam nas balanças em rodovias que acessam o Estado passam por um procedimento simplificado de fiscalização e são liberados para seguir viagem. Não há solicitação de nota fiscal e nem aplicação de multas sobre veículos que transportam donativos. Os vídeos que circulam na internet que afirmam que a ANTT reteve veículos de doação não condizem com a realidade dos fatos.
A ANTT está empenhada na facilitação da movimentação de cargas, sobretudo gênero de primeiras necessidades, para abastecimento da população atingida pelas chuvas no Rio Grande do Sul, além de mobilizar equipes da própria Agência e dos entes regulados no auxílio à população atingida e no reestabelecimento da normalidade.
Veja também o vídeo da Brigada Militar do RS:
1. Pablo Marçal espalha mentira que tavam pedindo nota fiscal pra impedir doação
2. A Brigada fez um vídeo mostrando que é mentira.
3. As pessoas continuam querendo acreditar e inventam provas falsas.Fake News mata – é insano e imparável o desejo pela mentira! pic.twitter.com/gprbvgj8Sg
— Normose (@Normose_) May 6, 2024
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link