No domingo (19), Gustavo Petro, venceu o candidato da extrema-direita Rodolfo Hernández nas eleições da Colômbia. Petro é o promeiro candidato da esquerda a vencer as eleições colombianas, o país se soma agora com os outros oito países da América do Sul passam a ser governados por líderes declaradamente de esquerda. No entanto, o que já era de esperar, bolsonaristas têm lamentado a vitória do ex-guerrilheiro.
Já o vice-presidente da República Hamilton Mourão (Republicanos) não chegou a lamentar o fato, e até mesmo mandou sorte para o novo eleito e falou sobre as dificuldades de administrar um país.
“Sorte ao Gustavo Petro. Administrar um país na situação que o mundo está enfrentando não é simples. Nós temos interesses comuns com os colombianos, principalmente na questão da Amazônia, estamos aí dentro da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica. E a relação é de Estado para Estado independentemente do governo de turno”, declarou o vice-presidente.
O presidente Jair Bolsonaro (PL), porém, ainda não se posicionou a respeito dos resultados das urnas na Colômbia no último domingo.
Petro conquistou 50,49% dos votos válidos, enquanto seu rival obteve 47,26%. Os outros países latinos agora governados por líderes da esquerda são: Argentina; Alberto Fernández, Bolívia; Luis Arce, Guiana; Irfaan Ali, Suriname; Chan Santokhi, e a Venezuela; Nicolás Maduro. Há também o caso do México, considerado como parte da América Latina, governado por Andrés Manuel López Obrador.