O advogado Cristiano Zanin Martins toma posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira (3), em uma cerimônia para 350 convidados. Ele foi ndicado ao cargo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O evento está marcado para começar às 16h. A presidente do STF, Rosa Weber, abrirá a sessão. Em seguida, haverá execução do Hino Nacional brasileiro. Posteriormente, Zanin fará o juramento de cumprir a Constituição Federal e, logo após, terá a posse declarada por Weber.
Acompanhe ao vivo:
https://www.youtube.com/watch?v=_bhm-9eT-tQ&ab_channel=STF
O advogado teve seu nome aprovado pelo Senado em junho para ocupar a vaga deixada pelo ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril. Aos 47 anos, ele assumirá a 11ª vaga da Corte, podendo ficar até 2050, quando completará 75 anos.
Entre os convidados estão ministros em exercício e aposentados, presidentes de tribunais superiores e convidados pessoais do novo ministro, além dos presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT); da Câmara, Arthur Lira (PP-AL); e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Com a posse de Zanin, o Supremo volta a ter sua composição completa, de 11 ministros. Esse número estava defasado desde abril, quando Ricardo Lewandowski deixou o cargo. O indicado de Lula assumirá um gabinete com 520 processos.