AO VIVO: Flávio Dino enfrenta golpistas na CCJ da Câmara para falar sobre atos do dia 8

Atualizado em 28 de março de 2023 às 16:34
Flávio Dino na CCJ

O ministro da Justiça Flávio Dino bateu boca com bolsonaristas durante uma audiência na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados nesta terça (28), após ser interrompido por uma briga entre apoiadores do ex-presidente e membros da base do governo Lula.

As principais pautas da audiência seriam as prioridades da pasta do ministro, a política de armas e as ações após o ataque terrorista de 8 de janeiro em Brasília, mas parlamentares golpistas passaram a interrogá-lo sobre a fake news em relação à sua visita ao complexo de favelas da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Circulou nas redes bolsonaristas que Dino teria feito um acordo com traficantes da região para visitar o local. Na realidade, o ministro foi à Maré para se reunir com lideranças locais, algo que ele havia avisado previamente às autoridades de segurança.

O depoimento teve de ser interrompido logo após a primeira rodada de perguntas. Segundo parlamentares bolsonaristas, Dino teria acionado o Supremo Tribunal Federal (STF) para censurá-los. “Eu tenho família, não posso permitir isto, seria aceitar mentiras”, respondeu o ministro.

Além de espalhar fake news sobre Dino, aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro têm tentado responsabilizar o governo Lula por falhas do sistema de segurança e pela omissão de militares na invasão da Praça dos Três Poderes em 8 de janeiro.

A deputada Carol de Toni (PL-SC) chegou a se exaltar e interromper o depoimento do ministro para mentir que ele sabia previamente dos atos terroristas. Rui Falcão (PT-SO), presidente da CCJ, interrompeu a colega e desligou os microfones da audiência para reestabelecer a ordem.

Acompanhe ao vivo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link