Na tarde desta quinta-feira (29), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anuncia os últimos 16 nomes que deverão integrar a Esplanada dos Ministérios para o seu futuro governo, no Gabinete de Transição, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília (DF).
Além do nome dos novos ministros, o presidente eleito também deverá apresentar o nome para novos presidentes de bancos públicos.
Até então, a expectativa é de que Lula indique oficialmente os nomes da senadora Simone Tebet (MDB), para o ministério do Planejamento, da deputada Marina Silva (Rede) para o Meio Ambiente, do presidente Nacional do PDT, Carlos Lupi (PDT), para a Previdência, da deputada indígena Sônia Guajajara (PSOL), para o ministério dos Povos Originários, entre outros.
O governo de Lula, em seu terceiro mandato, contará com um total de 37 ministérios. Até o momento já foram revelados 21 nomes. Ainda vale destacar que o número é 60% maior do que a configuração do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), com 23 pastas.
A transmissão ao vivo do pronunciamento dos novos ministros de petista será feita pelos canais oficiais do Lula e do PT, no YouTube, Instagram, Facebook e Twitter.
Acompanhe ao vivo: