O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta segunda-feira (24) da entrega do Prêmio Camões ao cantor, compositor e escritor Chico Buarque de Hollanda.
A premiação é a mais importante da literatura em língua portuguesa e ocorre na cidade de Sintra, em Portugal. O prêmio será entregue por Lula ao artista. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, também participa da cerimônia.
O anúncio do oferecimento do Camões a Chico Buarque foi feito ainda em 2019, mas não foi entregue porque o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que só o faria em 2026. Desde então, o Ministério da Cultura de Portugal buscava uma solução diplomática para realizar a premiação, que deve ser feita pelos presidentes dos dois países. Com a volta de Lula à presidência do Brasil, o prêmio pode ser entregue.
O Prêmio Camões foi instituído em 1989 e visa reconhecer autores “cuja obra contribua para a projeção e o reconhecimento da língua portuguesa”. O nome é em homenagem ao poeta português Luís de Camões (1524-1580). O valor do prêmio é de 100 mil euros, pago pela Fundação Biblioteca Nacional, do Brasil, e pelo governo de Portugal.
O prêmio já foi entregue a treze autores brasileiros, como João Cabral de Melo Neto, Rachel de Queiroz, Jorge Amado, Antonio Candido, Rubem Fonseca, Lygia Fagundes Telles, João Ubaldo Ribeiro, Ferreira Gullar e Raduan Nassar.
Acompanhe ao vivo: