O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lança, nesta quarta-feira (7), o novo programa Farmácia Popular do Brasil, em Recife, Pernambuco. A iniciativa, que existe desde 2004, será remodelada e terá regras anunciadas.
O evento será realizado no Centro Comunitário da Paz (Compaz) Ariano Suassuna, no bairro Cordeiro, na capital pernambucana. O presidente petista também estará acompanhado pela ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Em uma ação inédita, todos os beneficiários do Bolsa Família poderão retirar os 40 medicamentos disponíveis no programa gratuitamente. Vale destacar que a iniciativa amplia o acesso à assistência farmacêutica a 55 milhões de brasileiros.
O programa terá como prioridade a saúde das mulheres. Elas terão acesso gratuito aos medicamentos indicados para o tratamento de osteoporose e contraceptivos. A iniciativa também irá oferecer medicamentos gratuitos para o tratamento de diabetes, asma e hipertensão e, a partir de agora, também para osteoporose e anticoncepcionais.
O Farmácia Popular do Brasil ainda irá proporcionar medicamentos com descontos de até 90% para dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, glaucoma e fraldas geriátricas. Ao todo, contempla o tratamento para 11 doenças.