O presidente do STF, Luiz Fux, faz um pronunciamento defendendo a Constituição.
LEIA – Fux promete discurso duro em recado a Bolsonaro e militares
E contra os ataques aos ministros e juízes feito pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e seus bolsonaristas.
Em seu discurso, Fux disse o seguinte: “Trago uma advertência. Tratando-se de higidez democrática, não há nada automático, natural ou perpétuo. Ao revés, o regime democrático necessita ser reiteradamente cultivado e reforçado, com civilidade, respeito às instituições e àqueles que se dedicam à causa pública. Ausentes essas deferências constitucionais, as democracias tendem a ruir”
De acordo com o ministro, em uma sociedade democrática, “momentos de crise nos convidam a fortalecer e não deslegitimar a confiança da sociedade nas instituições”. Esse discurso de Fux não citou diretamente o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), mas exaltou a necessidade dos chefes de cada poder ficarem atentos aos limites dos cargos que cada um exerce.
“Como protagonistas de nossos tempos, não olvidemos que o maior símbolo da democracia é o diálogo. Nunca é tarde para o diálogo e para a razão. Sempre há tempo para o aprendizado mútuo, para o debate público compromissado com o desenvolvimento do país, e para a cooperação entre os cidadãos bem intencionados”.
Fux resolveu mandar indireta para Bolsonaro. Mais cedo, ex-presidentes do TSE assinaram carta em apoio à urna eletrônica. pic.twitter.com/qCgOVChWYH
— GugaNoblat (@GugaNoblat) August 2, 2021
https://youtu.be/Uf4lq1rLLRw