Segundo colunista Mauricio Stycer, da UOL,ao longo de toda a semana, a Globo falou do Oscar 2019. O “Jornal Nacional” exibiu várias reportagens especiais sobre os filmes indicados e as categorias em jogo. Chamadas para o programa de domingo apareceram em todas as faixas horárias da programação. A emissora expôs a marca dos patrocinadores insistentemente. Mas ao chegar o domingo (24), como já é habito, a emissora deixou claro que a cerimônia não é a prioridade que parece.
Exibindo o Oscar a partir da 0h, depois do “Fantástico” e do “BBB19”, a Globo perdeu os primeiros 14 prêmios da noite e mostrou apenas os últimos dez. É verdade que os mais importantes ficam para o fim (roteiro, ator, atriz, direção e filme), mas isso não alivia o desrespeito com o cinéfilo que não tem acesso à TV paga (o TNT exibiu a cerimônia na íntegra).
Não é de hoje que a Globo adota este comportamento ambíguo diante do Oscar – considera importante mostrar a premiação, mas se recusa a alterar a sua programação para exibir a cerimônia por inteiro. Em 2017, por causa da coincidência com o Carnaval, só exibiu um compacto no dia seguinte.