O Procon Carioca multou as empresas Uber e 99 em R$ 5.013.733,33 e R$ 3.013.733,33. A entidade já havia notificado os aplicativos, em novembro de 2021, por problemas nos serviços oferecidos.
De acordo com o órgão de defesa e proteção do consumidor, usuários dos aplicativos reclamaram que os dez minutos de espera estavam se tornando uma hora devido aos cancelamentos de corridas pelos motoristas.
Em certos casos chegaram a ocorrer oito desistências em um único pedido, segundo o Procon Carioca. Além disso, Também aconteceram casos em que depois de aceitar a corrida, o motorista mudava de rota ou comunicava ao cliente que não seria mais possível realizar a corrida, fazendo o consumidor cancelar e arcar com a taxa imposta pelos aplicativos para estas situações ou ainda o valor integral do trajeto que não foi percorrido.
Leia mais:
1- Weintraub ‘desafia’ Bolsonaro e anunciar tour por SP em janeiro
2- Ala radical de Bolsonaro não quer Janaina Paschoal como vice de Tarcísio: “Traíra”
3- Justiça proíbe Fundação Palmares de doar acervo em sentença definitiva contra Sergio Camargo
São mais de 700 reclamações de consumidores até outubro de 2021
O órgão, vinculado à secretaria de Cidadania, teria recebido 773 reclamações de clientes referentes aos serviços do Uber e 225 reclamações referente aos serviços do 99, até outubro de 2021.
A empresa, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, não pode se recusar a prestar seus serviços para os usuários que estão dispostos a pagar, configurando prática abusiva. Desta maneira, não pode existir diferenciação entre os consumidores, aceitando certas corridas e outras não.
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.