Apoiado por Lula, Paes lidera eleição do Rio com 51% das intenções de voto

Atualizado em 18 de junho de 2024 às 8:54
Lula e Eduardo Paes. Foto: reprodução
A primeira pesquisa Quaest sobre a eleição de 2024 no Rio de Janeiro, divulgada nesta terça-feira (18), aponta uma ampla vantagem para o atual prefeito Eduardo Paes (PSD), faltando menos de quatro meses para o pleito.

Eduardo Paes, pré-candidato à reeleição e aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), lidera com 51% das intenções de voto estimuladas, quando é apresentada uma lista de nomes aos entrevistados, o dobro da soma de todos os seus adversários.

O prefeito é seguido pelos deputados federais Alexandre Ramagem (PL), apoiado por Jair Bolsonaro (PL), com 11%, e Tarcísio Motta (PSOL), que obtém 8%. Ambos estão empatados dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Tarcísio também está tecnicamente empatado com o deputado estadual do Rio, Rodrigo Amorim (União), que registra 4%.

Operação contra Ramagem será arma de adversários na disputa no Rio - Folha PE
Eduardo Paes (PSD), Tarcísio Motta (PSOL) e Alexandre Ramagem (PL). Foto: reprodução

Marcelo Queiroz, pré-candidato do PP, tem 2% das intenções de voto. Os votos em branco, nulo e eleitores que não pretendem comparecer às urnas somam 20%, enquanto os indecisos representam 4%.

Embora o percentual de indecisos no cenário estimulado seja baixo, esse número é significativo na pesquisa espontânea, onde os entrevistados fazem sua escolha sem ter uma lista de candidatos à disposição. Nesse cenário, 81% se declaram indecisos para a eleição do Rio, enquanto Paes lidera com 12%, Ramagem tem 3%, e os demais pré-candidatos somam 2%.

A pesquisa Quaest entrevistou presencialmente 1.145 eleitores cariocas entre quinta-feira e domingo. O levantamento foi encomendado pela Rádio Tupi, do Rio de Janeiro.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link