O presidente Jair Bolsonaro (PL) saudou o “fraterno povo brasileiro” após uma arruaça de seguidores em Londres, onde ele está para o funeral da rainha Elizabeth II.
“Na Abadia de Westminster, prestamos uma última homenagem à Rainha Elizabeth II e apresentamos, em nome do fraterno povo brasileiro, nossas orações para que Deus console o Rei Charles III, sua família e seu povo, firmes na esperança de que estaremos todos juntos na vida eterna”, disse o presidente no Twitter.
“Seguiremos em nossa missão de servir nossa Pátria e nosso povo fortalecidos pelas belas palavras proferidas pelo Arcebispo da Cantuária durante a cerimônia: ‘aqueles que servem serão amados e recordados, enquanto aqueles que se apegam ao poder e aos privilégios são esquecidos'”, completou.
– Na Abadia de Westminster, prestamos uma última homenagem à Rainha Elizabeth II e apresentamos, em nome do fraterno povo brasileiro, nossas orações para que Deus console o Rei Charles III, sua família e seu povo, firmes na esperança de que estaremos todos juntos na vida eterna. pic.twitter.com/pRx4JagA3K
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) September 19, 2022
Mais cedo, bolsonaristas atacaram jornalistas da BBC que estão cobrindo a participação do chefe do Executivo nos eventos fúnebres em tributo à rainha, morta aos 96 anos.
Em um vídeo que circula nas redes sociais, é possível ouvir o momento em que um seguidor do presidente chama os profissionais de “lixo” e diz que eles “não são bem-vindos” na cidade. A BBC é uma corporação pública do Reino Unido.
“Lixo, não sei o que estão fazendo aqui, vocês não são bem-vindos aqui”, diz o apoiador de Bolsonaro.
IMIGRANTES BRASILEIROS falando para JORNALISTAS DA BBC que eles não são bem vindos NA INGLATERRA ?pic.twitter.com/oFrDDifTcq
— tesoureiros (@tesoureiros) September 19, 2022