O site RD1 informa que os alunos da MasterClass realizada por Aguinaldo Silva em 2015, na qual foi concebida a sinopse inicial de “O Sétimo Guardião”, serão creditados – possivelmente no encerramento – no primeiro capítulo da próxima novela das 21h. A informação partiu do autor, em entrevista à jornalista Cristina Padiglione. Documentos assinados pelos alunos asseguram a exibição de tais créditos.
“Mandei uma carta aos mesmos lembrando que, pelo contrato de cessão dos direitos de uso do material da Master – que todos, inclusive o Cerceau, assinaram –, os nomes deles aparecerão, sim, no primeiro capítulo, como autores da versão inicial da sinopse e do primeiro capítulo da novela”, afirmou Aguinaldo, citando Silvio Cerceau, um dos inscritos na Master, que ensaia solicitar, na Justiça, o reconhecimento de sua participação no roteiro.
Em contato com Padiglione, porém, Silvio de Abreu, à frente dos departamentos de teledramaturgia diária e semanal da Globo, afirmou não saber, ainda, se há uma decisão a respeito da inserção dos créditos. No momento, Aguinaldo Silva e seus colaboradores – dentre eles, Maurício Gyboski e Rui Vilhena – se aproximam do 80º capítulo; segundo o autor, a novela, até aqui, em nada lembra à sinopse inicial.