Após desistir 3 vezes, Datena tira férias para pensar se abandona Bolsonaro nas eleições

Atualizado em 28 de junho de 2022 às 14:14
Datena e Bolsonaro

O apresentador da Band José Luiz Datena desistiu de disputar as últimas três eleições (2016, 2018 e 2020) depois de se colocar como candidato. No pleito deste ano, após decidir concorrer ao Senado em São Paulo pelo PSC com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL), ele cogita abdicar da disputa pela quarta vez.

A partir da próxima sexta-feira (1), quando passa a vigorar a lei eleitoral, Datena sairá de férias para pensar se larga o jornalismo e realmente entra de vez para a política. Segundo o colunista do UOL Fefito, a torcida dentro da Band é para que ele permaneça na emissora.

No dia 4 de junho, o apresentador viveu momentos contraditórios. Pouco depois de sinalizar que desistiria de se lançar candidato ao Senado por São Paulo, o titular do ‘Brasil Urgente’ voltou atrás e desistiu de desistir, reafirmando que segue como pré-candidato, citando até o apoio do ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Datena explicou nas redes sociais que segue com seu nome para a disputa. “Exatamente pela sua confiança, povo de São Paulo, que eu reafirmo a minha pré-candidatura ao Senado, ao lado do Tarcísio. Este é um recado principalmente a pretensos aliados do presidente que parecem estar fazendo campanha exatamente para o adversário, ou os adversários”, avisou.

Uma semana depois, ele fez críticas a Bolsonaro por seus ataques à imprensa. “Eu tenho orgulho de fazer parte da imprensa brasileira e claro que não me sinto confortável em ver a imprensa sendo atacada toda hora. Gostaria que o presidente mudasse a sua posição”, disse o apresentador.

Datena voltou a demonstrar apoio ao ex-capitão recentemente. Em 21 de junho, dedicou alguns minutos de seu programa para fazer propaganda do Auxílio Brasil, criado por Bolsonaro.

Questionado sobre quando pretende deixar o trabalho na Rede Bandeirantes para se dedicar à campanha eleitoral, ele tem desconversado: “No tempo certo, no último dia”.