O advogado-geral da União, Jorge Messias, defendeu neste sábado (6) a regulamentação das redes sociais após o empresário Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), atacar e ameaçar descumprir decisões do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
“É urgente regulamentar as redes sociais. Não podemos conviver em uma sociedade em que bilionários com domicílio no exterior tenham controle de redes sociais e se coloquem em condições de violar o Estado de Direito, descumprindo ordens judiciais e ameaçando nossas autoridades. A Paz Social é inegociável”, escreveu Messias no X.
É urgente regulamentar as redes sociais. Não podemos conviver em uma sociedade em que bilionários com domicílio no exterior tenham controle de redes sociais e se coloquem em condições de violar o Estado de Direito, descumprindo ordens judiciais e ameaçando nossas autoridades. A…
— Jorge Messias (@jorgemessiasagu) April 6, 2024
O bilionário ainda acusou o ministro de cometer censura e insinuou que irá fechar o escritório da rede social no país.
“Por que você está exigindo tanta censura no Brasil?”, questionou Musk mais cedo em resposta a uma publicação anterior feita pelo ministro em janeiro.
Musk criticou Moraes por despachos que levaram à suspensão de perfis em redes sociais de indivíduos investigados e condenados por disseminação de desinformação e ataques às urnas eletrônicas, e disse que vai parar de cumprir todas as decisões judiciais no Brasil
“Como resultado, provavelmente perderemos todas as receitas no Brasil e teremos que fechar nosso escritório lá [no Brasil]. Mas os princípios são mais importantes do que o lucro”, disparou.