Na semana passada, o DCM mostrou que um fórum da deep web, o Dogolachan, reivindicou a autoria do massacre na creche em Saudades (SC).
Após a reportagem, um membro anônimo do 28chan, fórum da deep web, publicou um link da matéria e recomendou que outros usuários apagassem posts e registros:
“Melhor apagar essas postagens pro gado/autoridades não ficar enchendo o saco do recinto” (sic).
Após a reivindicação do crime, o dono do Dogolachan, identificado como maquinista33, recomendou que os membros criassem um novo fórum se quisessem se associar ao atentado.
“Muitos de vocês estão se atrelando ao atentado e está foda, não entenda mal, não tenho nada contra você. Ao mesmo tempo, já dá pra saber que tem alguém de olho aqui, e na primeira chance, vai utilizar pra chamar atenção e comprometer o funcionamento do imageboard [fórum da deep web]” (sic).
Ele prossegue dizendo que não há “nada de criminoso” no fórum (apesar de discursos racistas, misóginos e antissemitas serem comuns, além de apologia ao nazismo) e que “não bate B.O no peito”.
“Haviam tentado me convencer a não deixar que vocês criassem a board novamente, mas decidi dar uma chance, e essa chance já está se apertando, desde o atentado, até o número de lurkadores [usuários que ‘espionam’ o fórum] requisitando a página aumentou. Pense nisso, pois eu não bato B.O no peito” (sic).
O DCM já havia mostrado que a reivindicação do atentado causou divergências no grupo, gerando um debate se o atentado seria ou não um “actvm sanctvm” (ato santo).
Após o massacre, no entanto, a divergência aumentou e eles agora temem consequências criminais.
“Vocês querem tomar pra si méritos de ações de terrorismo real, fiquem à vontade, mas quando isso pode vir a atrair muita atenção indesejada não apenas de paneleiros [membros mais novos no fórum que se organizam em subgrupos ou ‘panelinhas’] e suzaninhos [membros que entraram no fórum após o massacre de Suzano] mas também de white knights [‘justiceiros da internet’] e forças de inteligência e segurança nacional, aí temos um problema” (sic), disse outro anônimo do fórum.
Membros do Dogolachan, no entanto, não gostaram da publicação e chegaram a sugerir que ele foi feito por um “agente infiltrado” da “esquerdalha” e outro chamou o autor de “Lola” (uma referência a Lola Aronovich).
Mesmo assim, o dono afirmou que irá migrar o fórum para o 9chan (chan em inglês que permite livre criação de fóruns, com foco em segurança e liberdade de expressão) e no domingo (16) o Dogolachan será fechado.