Um comentarista da Al Jazeera em inglês mostrou racismo ao falar da fuga de pessoas na Ucrânia. O jornalista e pesquisador Thiago Amparo definiu bem o que ocorreu.
“‘São pessoas prósperas, de classe média, não são refugiados que estão fugindo do Oriente Médio’. O racismo e ignorância são tão evidentes.
Primeiro, se vc foge da guerra, você é refugiado. Segundo, vários refugiados podem ser e muitos são de classe média em seu país”.
“são pessoas prósperas, de classe média, não são refugiados que estão fugindo do Oriente Médio”. O racismo e ignorância são tão evidentes. 1o se vc foge da guerra, você é refugiado. 2o. vários refugiados podem ser e muitos são de classe média em seu país. pic.twitter.com/WeTBEEuY8P
— Thiago Amparo (@thiamparo) February 27, 2022
LEIA MAIS:
1 – VÍDEO – Protesto contra a guerra na Ucrânia concentra 500 mil em Berlim
2 – Eduardo Bolsonaro aplaude distribuição de armas a civis na Ucrânia
3 – DCM Ao Meio-Dia: A guerra na Ucrânia é entre potências capitalistas
Al Jazeera voltou atrás
A emissora árabe pediu desculpas pela abordagem no Twitter: “Um apresentador da @AJEnglish fez comparações injustas entre ucranianos fugindo da guerra e refugiados da região MENA.
Os comentários do apresentador foram insensíveis e irresponsáveis. Pedimos desculpas ao nosso público em todo o mundo e a quebra de profissionalismo está sendo tratada”.
An @AJEnglish presenter made unfair comparisons between Ukrainians fleeing the war and refugees from the MENA region. The presenter’s comments were insensitive and irresponsible. We apologize to our audiences worldwide and the breach of professionalism is being dealt with.
— Al Jazeera PR (@AlJazeera) February 27, 2022
Há também relatos de racismo contra pessoas que estão tentando fugir da guerra na Ucrânia. As histórias começam a pulular nas redes. O relato é de Stephanie Hegarty, da BBC britânica:
“Uma estudante de medicina nigeriana na fronteira Polônia/Ucrânia (Medyka-Shehyni) me disse que está esperando há 7 horas para atravessar. Ela conta que os guardas de fronteira estão parando os negros e mandando-os para o final da fila, dizendo que eles têm que deixar os ‘ucranianos’ passar primeiro”.
Quem desiste primeiro?
— DCM ONLINE (@DCM_online) February 25, 2022