Aprovação aumenta e imagem de Boulos é mais positiva que negativa, diz Quaest

Atualizado em 23 de outubro de 2024 às 17:45
Guilherme Boulos durante ato de campanha em São Paulo. Foto: reprodução

Pela primeira vez, mais paulistanos responderam que têm uma imagem positiva de Guilherme Boulos (PSOL) do que uma visão negativa do candidato, segundo a pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira (23).

No levantamento anterior, 40% dos entrevistados afirmaram que conheciam e avaliavam bem o deputado federal. Agora, 41% dos paulistanos responderam bem ao candidato. Na contramão, 42% disseram que conheciam e tinham uma imagem negativa dele na primeira versão, número que caiu para 40% nesta semana.

Ao contrário de Boulos, seu oponente na eleição, Ricardo Nunes (MDB), teve um crescimento na visão negativa. Antes 35%, agora 36% responderam que não avaliam bem o atual prefeito. Porém, o bolsonarista ainda tem maioria na imagem positiva. A quantia de 53% se manteve entre as pesquisas.

Evolução na imagem positiva e negativa dos candidatos. Créditos na imagem

No geral, a melhora na imagem de Boulos, e a oscilação sobre Nunes acompanham a pesquisa na intenção de votos, que apresentou uma queda na diferença entre os candidatos. O prefeito oscilou um ponto para baixo, indo de 45% para 44%, e o deputado federal oscilou dois pontos positivamente, indo de 33% para 35% na comparação com o último levantamento, divulgado no dia 16 de outubro.

Na semana passada, a distância entre os candidatos era de 12 pontos. O número passou para 9% no levantamento mais recente.

De acordo com o levantamento, Boulos conquistou mais eleitores entre as mulheres, os paulistanos com renda entre 3 e 7 salários mínimos, além dos moradores com renda maior que 7 salários mínimos mensais. Nesses recortes, o deputado federal está empatado tecnicamente com o prefeito Ricardo Nunes (MDB), que liderava nas versões anteriores do estudo.

A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 22 de outubro com 1.200 eleitores acima de 16 anos na capital paulista. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line