Aquário gigante com 1.500 peixes explode e deixa pessoas feridas em Berlim

Atualizado em 16 de dezembro de 2022 às 13:15
O maior aquário cilíndrico independente do mundo, o AquaDom, de Berlim
Foto: Reprodução/Montagem/Redes Sociais

Na manhã desta sexta-feira (16), um aquário que abrigava aproximadamente 1.500 peixes exóticos explodiu, espalhando mais de 1 milhão de litros de água e detritos em uma rua no movimentado distrito de Mitte, em Berlim, a capital da Alemanha. Os agentes não informaram o destino dos peixes.

A causa da explosão ainda é desconhecida, mas uma das principais suspeitas das autoridades é de que as baixas temperaturas tenham provocado rachaduras na estrutura do aquário, que acabou cedendo à pressão das mil toneladas de água e, então, se rompeu.

Segundo a imprensa alemã, o incidente ocorreu às 5h45 do horário local, às 1h45 no horário de Brasília. As pessoas que estavam hospedadas no hotel foram instruídas a deixar o prédio, e ônibus foram enviados ao complexo para abrigá-las. A temperatura na capital estava em torno de -7°C.

“Os peixes que sobreviveram estão sendo transportados com a maior segurança possível”, informou Markus Kamrad, funcionário do Senado de Berlim. “Nosso plano A é reativar a eletricidade. O plano B seria trazê-los para um local seguro, e temos algumas ofertas de lugares que dizem que estão prontos para recebê-los”, continuou.

Aproximadamente 100 socorristas foram convocados para se locomoverem até o local, um complexo de lazer que abriga hotel, museu, lojas, restaurantes e o AquaDom, que a gestão chama de “o maior aquário cilíndrico independente do mundo”, com 16 metros de altura.

A polícia de Berlim informou que duas pessoas ficaram feridas pelos estilhaços da explosão. Os bombeiros falaram, porém, que não conseguiram acessar o andar térreo do prédio em que estava localizado o aquário, devido à quantidade de destroços despejados.

Franziska Giffey, a prefeita da capital, foi até o hotel para ver os estragos e descreveu a explosão do tanque como “a onda de um tsunami”. A prefeita expressou alívio pelo incidente ter acontecido tão cedo, em uma hora em que não havia pessoas na rua nem hóspedes no hall do hotel.

“Apesar da imensa destruição, com cerca de um milhão de litros de água vazando, foi uma ‘bênção disfarçada’. Nenhuma pessoa ficou gravemente ferida. Corpo de bombeiros, polícia e o hotel trabalham em estreita colaboração. Agradeço a todos os serviços de emergência”, escreveu no Twitter, com uma foto sua ao lado de bombeiros no local.

Em outubro de 2019, o AquaDom foi fechado para algumas reformas. Por causa da pandemia de covid-19, o “maior aquário do mundo” seguiu fechado por quase três anos, e só foi reaberto em julho deste ano. Segundo a empresa que o administra, o aquário abriga espécies que vão de peixes-palhaços, como o do filme “Procurando Nemo”, a cavalos-marinhos, águas-vivas e arraias.

Nos diversos registros que circulam nas redes, é possível ver o tanque com capacidade para comportar 1 milhão de litros de água vazio, com litros de água jorrando pelo salão e detritos espalhados por toda parte e alguns agentes iniciando a varredura pelo local.

Veja:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link