Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos confirmaram que estão se juntando ao bloco dos BRICS após serem convidados no ano passado, disse a ministra das Relações Exteriores da África do Sul, Naledi Pandor, nesta quarta-feira, 31.
Os cinco países receberam convites, juntamente com a Argentina, numa cúpula em agosto, em Joanesburgo, para se juntarem ao bloco composto por Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul. Os membros dizem que a medida ajudará a remodelar uma ordem mundial que consideram ultrapassada.
Desde então, a Argentina recusou o convite para aderir.
“Com relação às confirmações do BRICS, cinco dos seis foram confirmados. São Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Irã e Egito”, disse Pandor em entrevista coletiva.
“A Argentina escreveu para indicar que não dará seguimento a este pedido bem-sucedido da administração anterior para se tornar membro pleno do BRICS, e aceitamos a sua decisão”.
A Arábia Saudita há muito é vista como um participante fundamental nos planos da aliança. No entanto, os seus laços estreitos com os Estados Unidos ameaçaram o resultado do convite. É provável que adotem os planos de desdolarização que se tornaram o foco do coletivo.