Arcebispo de Aparecida duvida da fé de Bolsonaro: ‘Ou somos evangélicos ou somos católicos’

Atualizado em 12 de outubro de 2022 às 16:25
Presidente Jair Bolsonaro (PL10, ao lado de Tarcísio de Freitas (Republicanos), em missa no santuário de Aparecida. Foto: Eduardo Knapp

Ao ser questionado sobre eventual uso político-eleitoral pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) nas celebrações do Dia de Nossa Senhora Aparecida, o arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, disse nesta quarta-feira (12), que os fiéis devem ter uma “identidade religiosa” e afirma que “ou somos evangélicos ou somos católicos”.

“Eu não posso julgar as pessoas, mas nós precisamos ter uma identidade de religiosa. Ou somos evangélicos ou somos católicos. Então, nós precisamos ser fiéis à nossa identidade católica. Mas, seja qual for a intenção, vai ser bem recebido, pois é o nosso presidente”, afirmou Dom Orlando a jornalistas após a celebração de uma das sete missas programadas hoje no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Dom Orlando Brandes também disse que é importante distinguir a ideologia da verdade: “Nós temos um compromisso ético com a verdade. A verdade na política, mas a política caminha muito pelos caminhos ideológicos, que são caminhos de grupos e interesses pessoais”, afirmou.

O arcebispo ainda incentivou as pessoas a votarem e disse que é preciso “acolher aquele que for eleito com o voto e o poder do povo”.

O atual mandatário participou da missa das 14h na basílica, e, mais tarde, de uma oração do terço. No entanto, a oração não é uma atividade do Santuário, e sim, uma iniciativa de um grupo independente.

Durante a homilia na principal missa celebrada nesta manhã, Dom Orlando Brandes, havia dito que “é preciso vencer os dragões do ódio e da mentira”.

“Temos o dragão do ódio, que faz tanto mal, e o da mentira. E a mentira não é de Deus, é do maligno. E o dragão do desemprego, o dragão da fome, o dragão da incredulidade. Com Maria, vamos vencer o mal e vamos dar prioridade ao bem, à verdade e à justiça, que o povo merece, porque tem fé e ama Nossa Senhora Aparecida”, disse o arcebispo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link