O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos golpistas de 8 de janeiro, deputado federal Arthur Maia (União Brasil-BA), desmarcou o depoimento do general Walter Braga Netto, candidato a vice na chapa de Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022. A oitiva estava agendada para a próxima quinta-feira (5).
Em agenda divulgada nesta sexta-feira (29), Maia confirmou apenas as sessões com o empresário Argino Bedin, marcada para terça-feira (3), e com o subtenente da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Beroaldo José de Freitas Júnior, na quinta-feira.
Braga Netto foi autor de uma frase enigmática que viralizou após a derrota de Bolsonaro nas eleições presidenciais. Em novembro, após visitar o então presidente no Palácio da Alvorada, o militar disse aos apoiadores para ‘não perderem a fé’. “Não percam a fé, é só o que eu posso falar para vocês agora”, declarou.
À coluna de Bela Megale, do Globo, o general afirmou não ter participado da reunião detalhada pelo tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, na delação premiada com a Polícia Federal (PF).
“Não estava [presente]. Evitava comparecer a essas reuniões para não causar constrangimentos. Eu já estava na reserva”, alegou.
Braga Netto disse que suas idas frequentes ao Alvorada após a derrota de Bolsonaro ocorreram devido à infecção na perna do ex-presidente.