As chances de Rebeca Andrade tirar o ouro de Biles no último embate nas Olimpíadas de Paris

Atualizado em 5 de agosto de 2024 às 7:41
Simone Biles e Rebeca Andrade. Foto: Getty Images

Nesta segunda-feira (5), Paris vai testemunhar o último embate entre Simone Biles e Rebeca Andrade durante os Jogos Olímpicos de 2024. Ambas são favoritas para conquistar medalhas nas finais individuais de solo e trave.

Se Rebeca conseguir garantir um lugar no pódio, ela se tornará a maior medalhista olímpica do Brasil, superando os velejadores Robert Scheidt e Torben Grael, que possuem cinco medalhas cada.

Competição na Trave de Equilíbrio

O dia de hoje começa com a disputa na trave de equilíbrio. Rebeca será acompanhada pela curitibana Júlia Soares, de 18 anos.

Na fase de qualificatórias, a liderança na trave foi da chinesa Zhou Yaqin, de 18 anos, e não de Biles ou Rebeca. Zhou, medalhista de prata no Mundial de Antuérpia 2023, superou Biles e Rebeca, que conquistaram ouro e bronze, respectivamente.

Zhou teve a nota de partida mais alta (6,6), enquanto Rebeca obteve a maior nota na execução (8,4). As notas finais foram: Zhou 14,866, Biles 14,733 e Rebeca 14,500. Outras fortes concorrentes incluem a americana Sunisa Lee e a romena Sabrina Voinea.

Vale destacar que a trave é um aparelho notoriamente difícil e sujeito a erros. Apesar das chances de Rebeca conquistar o ouro serem consideradas baixas, uma execução impecável dela, combinada com falhas significativas das adversárias, pode resultar em uma medalha superior ao bronze.

Em Tóquio 2020, Rebeca não avançou para a final da trave. As medalhas de ouro e prata foram para as chinesas Guan Chenchen e Tang Xijing, que não competem nesta edição, e Biles conquistou o bronze.

Rebeca Andrade x Simone Biles: veja quais são os próximos duelos
Rebeca Andrade e Simone Biles. Foto: reprodução

Competição no Solo

A disputa pelo ouro no solo será ainda mais difícil para Rebeca Andrade. No entanto, ela tem boas chances de conquistar a prata, ao contrário da trave, onde o bronze parece mais provável. Na fase classificatória do solo, Biles liderou com uma nota total de 14,600.

A nota de partida de Biles foi 6,8, consideravelmente superior à de Rebeca, que foi 5,9. Isso implica que, mesmo com uma performance perfeita de Rebeca, a dificuldade dos movimentos de Biles pode decidir a medalha de ouro.

Além de Biles e Rebeca, outras competidoras fortes no solo são a romena Sabrina Voinea, a americana Jordan Chiles e a italiana Alice D’Amato. No Mundial de Antuérpia 2023, Biles e Rebeca conquistaram ouro e prata, respectivamente.

Em Tóquio, um pequeno erro de Rebeca no solo, com um salto fora do tablado, impediu-a de ganhar outra medalha olímpica. O ouro foi para Jade Carey dos EUA, a prata para Vanessa Ferrari, também dos EUA, e o bronze foi dividido entre Angelina Melnikova da Rússia e Mai Murakami do Japão.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link