O presidente da Rússia, Vladimir Putin, listou as condições para iniciar as negociações de paz com a Ucrânia. Ele afirmou que as Forças Armadas do país devem deixar completamente os territórios da República Popular de Donetsk e da República Popular de Lugansk, além das províncias russas de Kherson e Zaporozhie.
O mandatário russo afirmou que os soldados ucranianos devem deixar todo o território dentro de seus limites administrativos e afirmou que Moscou garantirá a saída segura dos militares do país.
“Assim que Kiev declarar que está preparado para tal decisão e iniciar a retirada real das tropas dessas regiões, bem como notificar oficialmente o abandono dos planos de adesão à OTAN, de nossa parte, imediatamente, literalmente naquele exato minuto, virá a ordem para cessar fogo e iniciar as negociações”, afirmou Putin.
Ele ainda pediu que Kiev tome uma decisão sozinho, sem a ajuda de blocos internacionais de países. Recentemente, o Kremlin criticou a atuação da Otan, aliança militar liderada pelos Estados Unidos e formada por 32 nações, por supostamente entrar em confronto direto com a Rússia.
Putin apontou que o país está fazendo uma nova “proposta de paz real” e que a Ucrânia e países do Ocidente serão responsáveis pelo “derramamento de sangue” se recusarem o acordo.
“A essência de nossa proposta não é algum tipo de trégua temporária ou suspensão do tipo cessar-fogo, como quer o Ocidente, para restituir as perdas e rearmar o regime de Kiev e prepará-lo para uma nova ofensiva. Repito: não estamos falando de congelar o conflito, mas de seu fim definitivo”, prosseguiu.
O chefe de Estado da Rússia ainda disse esperar que todas as sanções impostas contra o país sejam canceladas e que o status da Crimeia, de Sebastopol e dos territórios já citados sejam consagrados em tratados internacionais.
“Chamamos virar página trágica da história e, por mais difícil que seja, gradualmente, passo a passo, começar a restaurar as relações de confiança e boa vizinhança entre a Rússia e a Ucrânia, bem como no conjunto da Europa”, completou.
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link