As obras de Marília Scarabello, artista censurada pela Caixa após irritar o Centrão

Atualizado em 27 de outubro de 2023 às 19:58
Marília Scarabello, artista censurada pela Caixa por irritar o Centrão

A artista visual, arquiteta e fotógrafa Marília Scarabello, censurada em exposição da Caixa Cultural após irritar o Centrão, expõe a coleção “Bandeira” desde 2016. As obras exibidas, que acabaram gerando ataques e ameaças contra ela, são séries de imagens da bandeira do Brasil manipuladas.

Moradora de Jundiaí (SP), ela tem mestrado em Artes Visuais pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e é especializada em Cenografia Teatral pelo Espaço Cenográfico. Sua formação ainda inclui uma graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em 2007.

Ela começou sua produção artística em 2013, ano em que teve sua estreia em uma exposição individual na Galeria Fernanda Perracini Milani, na cidade onde mora. Posteriormente, participou de diversas exposições coletivas em outras cidades de São Paulo e em estados como Rio de Janeiro e Santa Catarina, além de exibir suas obras na galeria “The House of Arts”, em Miami (EUA), em 2022.

Obra “Tecido Urbano”, de Marília Scarabello, no “The House of Arts”. Foto: Divulgação

Marília também integrou o grupo GOMAGRUPA (coletivo de mulheres artistas) e tem obras premiadas em acervos públicos como Galeria Archidy Picado, em João Pessoa (PB), nas prefeituras de Jundiaí e Vinhedo (SP) e na Unicamp. 

Além da coleção de bandeiras, ela também participou de outras mostras e eventos com outros tipos de obra, como instalações interativas, projeções e fotografias.

Apesar do currículo, Marília Scarabello foi atacada pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF), que questionou se o que ela produz “é arte”. O evento que contava com suas bandeiras teve início no último dia 17 e, após a reação de políticos do Centrão e ameaças de acionar o Tribunal de Contas da União (TCU), a Caixa cancelou o evento, alegando que o “viés político”.

A exposição censurada de Marília é descrita por ela como “uma colcha de retalhos”. A artista afirma que recebe e coleciona imagens modificadas da bandeira do Brasil há anos e que não fez uma pré-seleção do conteúdo que iria para o evento, apenas “baixou as imagens, sem critério, misturou e colocou na exposição”.

Veja outras bandeiras que fazem parte da coleção de Marília:

A obra “Bandeiras” é composta por uma coleção de imagens do público recebidas pela artista Marília Scarabello. Foto: Reprodução
Imagem que pede o “fim da fome” faz parte da obra “Bandeiras”. Foto: Reprodução
Uma das peças da coleção de Marília mostra Lula ao lado de um recorte da bandeira do Brasil. Foto: Reprodução
Artista usa imagens criadas por ativistas de diversas causas. Foto: Reprodução
Bandeira da obra de Marília Scarabello. Foto: Reprodução
Imagem da coleção da artista faz referência à frase do ministro Luís Roberto Barroso, do STF. Foto: Reprodução
Bandeira faz menção ao escândalo das joias do ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução
Apesar do foco em política e causas sociais, parte da coleção traz outros temas, como futebol. Foto: Reprodução

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link