Às vésperas das eleições, Bolsonaro tem desempenho inferior ao de 2018 em 15 estados e no DF

Atualizado em 25 de setembro de 2022 às 7:46
Presidente Jair Bolsonaro (PL). Foto: Reprodução

Segundo levantamento do GLOBO, o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem hoje um desempenho nas pesquisas inferior da votação que alcançou no primeiro turno das eleições de 2018 em ao menos 15 estados e no Distrito Federal. A pesquisa comparou os votos em Bolsonaro computados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em cada unidade federativa com os índices de votos válidos medidos pelas últimas pesquisas do Ipec.

Os estados do Sudeste, região que concentra os três maiores colégios eleitorais do país e que será o foco das campanhas na reta final, tem puxado, principalmente, o mau desempenho do presidente. O fenômeno também é visto em locais onde apesar do presidente seguir liderando a corrida – como Santa Catarina e Mato Grosso – agora contar com uma vantagem menor em relação a Lula.

O Rio, região em que o Bolsonaro começou sua carreira política, é o que o estado em que o presidente perde, no momento, mais adesão, na comparação com 2018. O candidato do PL tem hoje 20 pontos a menos nas pesquisas do que o patamar atingido nas urnas no pleito passado; há quatro anos, o presidente teve 60% dos votos no estado já no primeiro turno. Atualmente, ele tem 36% das intenções de voto, na pesquisa estimulada, e 40% dos votos válidos.

Já em São Paulo, a diferença é de cerca de 16 pontos; o presidente marcou 53% dos votos válidos no primeiro turno da eleição passada. A última pesquisa Ipec mostra que Bolsonaro tem 33% das intenções de voto e 37% dos votos válidos. Em Minas Gerais, Bolsonaro atinge 35% dos votos válidos, enquanto em 2018 ele contabilizou 48% dos votos dos mineiros.

A pesquisa mostra que Bolsonaro também perdeu apoio nos colégios eleitorais em que alcançou sucesso eleitoral; Bolsonaro atingiu patamares menores de intenções de voto que o alcançado por ele em 2018 em regiões Sul e Centro-Oeste.

Em Santa Catarina, por exemplo, o presidente teve 66% dos votos no primeiro turno do pleito passado. Hoje, apesar de ainda estar à frente de Lula no estado, a vantagem é menor do que tinha em relação a Fernando Haddad. Segundo a última pesquisa Ipec, Bolsonaro aparece com 55% dos votos válidos.

No Amapá, Amazonas e Paraíba, o recuo de Bolsonaro é menor e está mais próximo da margem de erro. Em dez estados, todos do Norte e Nordeste, o atual presidente mantém o desempenho do primeiro turno de 2018. Neste grupo, o estado com maior número de eleitores é a Bahia, onde o presidente tem apenas 20% dos votos válidos, segundo o Ipec, três a menos que o conquistado nas urnas em 2018. Roraima é o único estado em que Bolsonaro tem mais intenções de votos válidos nas pesquisas (67%) que o computado há quatro anos (63%) — a diferença está fora da margem de erro.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link