Ataque aéreo de Israel mata dois líderes do Hamas

Atualizado em 10 de outubro de 2023 às 12:56
Fumaça e chamas em arranha-céu na cidade de Gaza. Foto: Mohammed Salem/Reuters

Os ataques aéreos de Israel a Gaza mataram ao menos dois líderes do Hamas. Jawad Abu Shammala e Zakaria Abu Maamar estavam em Khan Younis, ao sul do território, e suas mortes foram confirmadas por membros do grupo armado. Segundo militares israelenses, o primeiro foi atingido “durante a noite”.

Os ataques de Israel a Gaza ocorrem desde sábado (7), quando o Hamas fez um ataque ao território israelense e deixou 700 mortos. Nesta terça (10), um ataque em larga escala contra integrantes do grupo e mais de 200 locais no país foram bombardeados, segundo o Ministério da Defesa israelense.

Autoridades israelenses dizem ter encontrado 1,5 mil corpos de membros do Hamas em seu território. O contra-almirante Daniel Higari, principal porta-voz militar, afirmou que o grupo não tem onde se esconder e que os militares vão “alcançá-los em todos os lugares”.

O Hamas orientou civis israelenses a deixarem a cidade de Ashkelon, ao norte da Faixa de Gaza, até 11h (horário de Brasília). No horário, o território foi atacado com foguetes. Abu Ubaida, porta-voz do grupo, também pediu para moradores da região portuária deixarem o local.

Os foguetes lançados pelo Hamas atingiram o “domo de ferro”, sistema antimísseis de Israel.

O governo israelense convocou 300 mil reservistas para o conflito contra o Hamas. Nesta segunda (9), o Hamas ameaçou executar reféns civis a cada novo bombardeio israelense em áreas civis de Gaza, mas aceitou “negociar trégua” com Israel, alegando que já “alcançou seus objetivos”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link