Ataque aéreo israelense mata 15 pessoas em escola na Faixa de Gaza

Atualizado em 27 de setembro de 2024 às 6:56
Pessoas são vistas na escola al-Faluja após ela ter sido atacada por aeronaves israelenses a oeste do campo de refugiados de Jabalia, no norte da Faixa de Gaza, em 26 de setembro de 2024 – Foto: Mahmoud Zaki

Na quinta-feira (36), um ataque aéreo israelense atingiu uma escola que abrigava milhares de palestinos no norte da Faixa de Gaza, segundo a agência Associated Press (AP). O ataque, de acordo com informações da Xinhua, deixou ao menos 15 pessoas mortas e 22 feridas, incluindo mulheres e crianças.

Os militares israelenses confirmaram que o alvo foi a escola no campo de refugiados de Jabalia. Segundo as Forças Armadas de Israel, o objetivo era atingir terroristas do Hamas que estariam planejando ataques contra tropas israelenses.

Imagens mostram equipes de resgate retirando vítimas dos escombros da escola. O ataque é parte das operações israelenses que têm como justificativa o uso de escolas pelo Hamas como “centros de comando” para planejar ofensivas, segundo os militares israelenses. Eles afirmam utilizar armas de precisão para evitar atingir civis.

Equipes trabalham para apagar chamas na escola al-Faluja após ela ter sido atingida por bombardeio israelense em 26 de setembro de 2024 – Foto: Mahmoud Zaki

Desde o início do conflito, quase todos os 2,3 milhões de habitantes de Gaza foram obrigados a deixar suas casas pelo menos uma vez. Muitos precisaram fugir até 10 vezes, depois que a guerra começou com o ataque do Hamas a Israel, que deixou 1,2 mil mortos e cerca de 250 pessoas reféns, de acordo com dados israelenses.

Os ataques israelenses em Gaza, desde então, resultaram na morte de mais de 40,9 mil palestinos, de acordo com o Ministério da Saúde da Faixa de Gaza.

Tanto Israel quanto o Hamas se culpam mutuamente pela falta de um cessar-fogo, que poderia também resultar na libertação dos reféns.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line