Grupos de mensagens no WhatsApp estão sendo usados por bolsonaristas na disputa das eleições, como aconteceu no ano de 2018. Em meio a polarização entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Lula (PT), conteúdos como vídeos e publicações feitas pelo ex-governador do Ceará Ciro Gomes contra o petista estão viralizando em grupos de apoiadores do atual governo.
Segundo dados do “O Globo”, foram identificados falas de Ciro contra Lula em sete grupos do aplicativo. Também foram encontrados recortes em que o pedetista fala bem de Bolsonaro. O material tem sido usado principalmente para atacar o ex-presidente. Os grupos têm entre trinta e 256 participantes
Um desses vídeos é parte de uma entrevista do pedetista em 2020, ao canal do humorista Mauricio Meirelles, e com a legenda: “Ciro Gomes falando bem de Bolsonaro”. “Se a gente for honesto não foi o Bolsonaro que criou essa crise. Foi o PT”, diz Ciro no vídeo.
Em seguida, um dos participantes do grupo escreveu: “Ciro Gomes se tornou um EXCELENTE cabo eleitoral do Bolsonaro; Continue assim, Ciro”.
Em uma postagem de outro grupo, um integrante compartilhou o mesmo trecho. “Olha aí o Ciro falando verdades que irritam o PT”. Já no “Endireita Brasil” um membro escreveu “Essa disputa entre Lula e Ciro Gomes é bom (sic) para o presidente Bolsonaro”, escreveu o bolsonarista.
Ciro é uma das alternativas de uma terceira via. Embora apareça em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto, as percentagens são baixas em relação ao Bolsonaro e Lula.