Michelle Obama, mulher do ex-presidente Barack Obama, aparece como a alternativa mais viável do Partido Democrata para bater o ex-presidente Donald Trump na eleição norte-americana, marcada para 05 de novembro.
Esta é a principal descoberta da consultoria Atlas Intel, na primeira pesquisa divulgada sobre o pleito norte-americano.
Contra Biden, Trump marcou 43,9% no voto popular nacional contra 42,3% do democrata. Michelle Obama, por sua vez, marcou 41,6% contra 39% do empresário candidato republicano.
Biden só consegue bater Nikki Hailey, ex-embaixadora dos EUA na ONU (41% a 23% para o atual presidente).
Joe Biden é visto como mais confiável do que Trump em temas como Educação, Saúde, Meio Ambiente e Combate à Desigualdade. No entanto, em temas mais candentes para o eleitor americano – Imigração, Economia, Política Externa e Conflitos Bélicos (Ucrânia e Israel), o republicano tem mais confiança do eleitor.
1st AtlasIntel Public Poll for the 2024 Presidential Election reveals a 1,6pp Trump lead against Biden. In the event of a Biden dropout and his substitution by Michelle Obama, Trump appears 2,6pp behind.
AtlasIntel was the most accurate pollster of the 2020 US election. pic.twitter.com/Kfd7zn6ytJ
— AtlasIntel (@atlas_intel) February 10, 2024
De acordo com a pesquisa, Biden irá tentar mostrar Trump como uma ameaça à democracia no país, mas isso talvez não seja tão efetivo como foi na eleição de 2020. Para 48,5% dos eleitores, o processo judicial contra Trump é visto como “perseguição política”. 45,8% acham que o processo é a “justa aplicação da lei”.
Para 65% dos eleitores, a principal medida a ser tomada pelo novo presidente é “criar barreiras comerciais para proteger produtos americanos”. Também para 65%, a medida mais importante é “construir um muro na fronteira mexicana para evitar imigrantes ilegais”.
No entanto, há eleitores querendo medidas mais progressistas. 50% querem o restabelecimento da lei Roe x Wade, garantindo o aborto legal para as mulheres. Outros 50% querem “taxações mais altas para grandes fortunas e altos rendimentos”.
Realizada entre os dias 2 a 7 de fevereiro, a pesquisa Atlas Intel sobre a eleição norte-americana entrevistou 1637 eleitores. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Key highlights of the AtlasIntel poll. [2/4]
Biden will once again try to capitalize on the idea that Trump represents a threat to democracy. This may not be as efficient as in 2020. 48.5% of respondents believe judicial proceedings against Trump amount to political persecution. pic.twitter.com/V1vpAaUDJ5
— AtlasIntel (@atlas_intel) February 10, 2024
Key highlights of the AtlasIntel poll. [4/4]
Reinforcing the salience of immigration for this year’s election, Trump’s signature proposal of building the wall on the border with Mexico appears as one the most popular policies in AtlasIntel’s poll, with a net rating of 42pp. pic.twitter.com/7z5nCsDPWs
— AtlasIntel (@atlas_intel) February 10, 2024
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link