O ato de 7 de setembro que está acontecendo na manhã desta quarta-feira em Brasília flopou. A manifestação convocada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em comemoração pelo bicentenário da Independência levou um público semelhante ao de anos anteriores para a Esplanada dos Ministérios e não lotou o local.
O número de manifestantes aquém do esperado frustrou as expectativas do presidente, que enxergava na data uma forma de mostrar força para as eleições de outubro deste ano, cujo primeiro turno está a menos de um mês de acontecer.
Imagens do ato, que está sendo transmitido ao vivo pela TV Brasil, mostram que a maior parte dos apoiadores do atual chefe do governo que compareceram à manifestação se concentram nas laterais da avenida, enquanto o gramado conta com poucas pessoas. Confira:
https://twitter.com/OPovoLulietico/status/1567515945622437888
Jair Bolsonaro chegou ao local do desfile no Rolls-Royce presidencial de 1952, utilizado pela primeira vez em 1953, pelo então presidente Getúlio Vargas. O candidato à reeleição estava acompanhado da primeira-dama, Michelle, e de crianças.
Quando deixou o veículo, o atual chefe do governo caminhou, acompanhado por assessores e pelo empresário Luciano Hang, dono da Havan, pela avenida, cumprimentando o público presente nas arquibancadas.
Após receber a bandeira, o presidente subiu ao palanque, onde estavam Michelle, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e o vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão (Republicanos).
Depois, paraquedistas saltaram levando a bandeira brasileira e pousaram no gramado. Apoiadores do presidente ainda gritaram “a nossa bandeira jamais será vermelha” após a execução do Hino Nacional.