Na noite desta quarta-feira (14), um grupo de manifestantes bolsonaristas colocou fogo em pneus e espalhou centenas de “miguelitos” pela via em um trecho da BR-470 em Rio do Sul, no Vale do Itajaí, na região metropolitana de Santa Catarina (SC).
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) disse, por meio de um comunicado oficial, que foi “informada que estava acontecendo um ato terrorista” no trecho. Nenhum dos manifestantes foi preso ou identificado.
A ocorrência dos pneus queimados aconteceu por volta das 20h30, no km 110. Uma viatura da PRF que se deslocava até o local do bloqueio encontrou os objetos no km 116. Espalhados por 6 quilômetros, em velocidade baixa, os objetos foram recolhidos pelos policiais. No km 110, o Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu apagar o incêndio.
Em outro incidente, do dia 21 de novembro, também em SC, a PRF teve que recolher, pela primeira vez, os mesmos artefatos e informou que os bolsonaristas envolvidos nos bloqueios antidemocráticos usavam métodos terroristas.
Outros dois trechos da BR-101 já tinham sido bloqueados durante a madrugada desta terça-feira (13) por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) contrários a vitória do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Por determinação do ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Polícia Federal (PF) está cumprindo na manhã desta quinta-feira (15) pelo menos 100 mandados de busca e apreensão contra bolsonaristas envolvidos nas manifestações antidemocráticas.