Com os cancelamentos e atrasos de voos entre janeiro e abril, cerca de 2,9 milhões de passageiros foram afetados nos aeroportos brasileiros. Segundo os dados levantados pela Airhelp (companhia global que atua na defesa de passageiros junto às companhias aéreas), ano passado 933 mil passageiros enfrentaram problemas, já este ano o numero registrado foi 226% maior.
A companhia ainda diz que 1 em cada 54 passageiros sofreu atrasos e cancelamentos, no ano passado este número era 1 em cada 72 passageiros.
Além disso os atrasos mais longos foram os que mais aumentaram, chegando a até mais que 4 horas, o que comparado ao ano passado neste mesmo período percebeu-se um aumento de quase seis vezes mais. Além disso, 10,2 mil passageiros afetados em 2021 e 58,1 mil passageiros afetados este ano.
Já em relação aos cancelamentos, fica evidente que também estão mais frequentes. Ano passado, pelo menos 157,5 mil passageiros deixaram de embarcar, enquanto este ano foram 423,5 mil voos cancelados neste mesmo período de janeiro a abril.
A Airhelp ainda lembrou os passageiros: “Quando esses atrasos não são provocados por questões meteorológicas ou de força maior, atrasos desta magnitude podem originar pedidos de indenização às companhias aéreas”. A pesquisa também aponta que o número de passageiros que utilizaram os serviços das companhias aéreas aumentou de 11,3 milhões em 2021 para 23,4 2022, mas ainda sim o aumento foi menor do que os de atrasos e cancelamentos.
“Isso mostra que a retomada está trazendo transtornos para os usuários do sistema”, explicou Luciano Barreto, diretor geral da AirHelp no Brasil.