Aumenta número de brasileiros recém-chegados a Portugal que pedem ajuda para voltar ao Brasil

Atualizado em 22 de novembro de 2022 às 8:41
Bandeira do Brasil e de Portugal – Foto: Reprodução

Imigrantes brasileiros recém-chegados a Portugal têm pedido socorro a consulados e associações de solidariedade social para conseguir voltar ao Brasil. Devido a inflação do pais e a alta recorde no preço dos imóveis, o custo de vida no país europeu trouxe dificuldades aos recém-chegados.

Por conta do expressivo movimento, o consulado brasileiro em Lisboa fez uma publicação nas redes sociais para destacar que “tem registrado aumento significativo de pedidos de repatriamento” por quem afirma “não ter condições de arcar com os custos de retorno ao Brasil”. A representação também lembra que “não tem competência legal nem dotação orçamentária ordinária para custear voos de repatriamento ao Brasil”.

Nesse caso, a melhor alternativa para os que estão enfrentando esse momento é o Programa de Apoio ao Retorno Voluntário e à Reintegração da OIM (Organização Internacional das Migrações), vinculada à ONU. Apesar de ias nacionalidades, mais de 90% dos atendidos pelo programa em Portugal são brasileiros.

De acordo com informações da Folha de S. Paulo, mesmo que o ano de 2022 ainda não tenha acabado, o número de pedidos de ajuda de brasileiros já voltou aos patamares pré-pandemia. De janeiro a outubro deste ano, houve 687 casos, ante 219 de 2021 inteiro e 709 de 2020.

Vale destacar também que entre as 243 pessoas que tiveram passagem de volta para o Brasil em 2022 compradas pela OIM, 67% delas estavam em Portugal há um ano ou menos e 91% vivia em situação irregular no país.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link