A cantora Aurora se manifestou sobre o gesto nazista feito por Sigmund Vesthreim, baterista de sua banda. Em uma apresentação no Lollapalooza Brasil, que ocorreu em São Paulo no último domingo (26), o músico fez um símbolo do “ok” com as mãos, adotado por supremacistas como uma referência a “WP”, sigla para “White Power”.
Por meio de seus stories no Instagram, a cantora negou que seu baterista seja nazista e disse que ele “é uma das pessoas mais gentis e legais” que já conheceu.
“Não, Sigmund não é um apoiador dessas ideologias malvadas da extrema direita. Seus valores são o oposto. Ele é uma das pessoais mais gentis e legais que eu já conheci. A internet é ótima em espalhar informações sem saber se elas são verdadeiras”, afirmou a artista. Ela diz que não é apoiadora de nenhuma ideologia de extrema direita ou que “pregam qualquer forma de ódio”.
Aurora também alegou estar “triste” com as “acusações erradas” e afirmou que nada vai mudar com a repercussão do caso. “Tanto eu quanto todos no meu grupo e minha equipe temos os mesmos valores de sempre. E isso nunca vai mudar. E continuarei falando sobre a importância e o poder do amor”, finalizou.
Aurora se pronunciou sobre seu baterista neonazi. Disse que ele é uma das pessoas mais gentis e boas que ela já conheceu e que ele não compactua com discurso de extrema direita.
Pô, tem tatuagem nazista, arte nazista, faz gesto nazista, mas não é nazista? Soltei a mão da Aurora. pic.twitter.com/PJF39xvu24
— atlas ?? ⊬ (@mautwtt) March 28, 2023
Após a repercussão do gesto nazista feito no palco, foi encontrada uma publicação de 2017 no Instagram do baterista com diversos símbolos, como uma suástica e o “777”, número usado como tatuagem para identificar grupos supremacistas.
O baterista também foi flagrado fazendo o mesmo gesto nos bastidores da apresentação em uma publicação no Instagram: