Avaliação sobre a economia melhora e expectativa cresce em 2024, diz pesquisa

Atualizado em 7 de maio de 2024 às 16:30
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente Lula. Foto: Sergio Lima/AFP

A avaliação dos brasileiros sobre a economia do país melhorou nos últimos meses, segundo pesquisa Atlas Intel divulgada nesta terça (7). O número dos que acreditam que a situação é “ruim” caiu de 53% para 45% (8 pontos percentuais) entre março, quando foi publicada a rodada anterior do levantamento, e maio deste ano.

No mesmo período, os que acreditam que a situação econômica do Brasil é “boa” cresceram de 28% para 32% (4 pontos percentuais). A avaliação “normal” também cresceu, passando de 19% para 23% (uma alteração de 4 pontos percentuais).

Esse é o melhor patamar da avaliação “boa” da situação econômica desde setembro de 2023, quando foram registrados os mesmos 32%. A taxa de “ruim” é uma das menores no período e só perde para os meses de setembro e novembro do ano passado, quando os números eram 44% e 43%, respectivamente.

A avaliação dos brasileiros sobre a economia do Brasil. Foto: Reprodução/Atlas Intel

A expectativa sobre a economia para o futuro também melhorou. 52% da população acredita que a situação “vai melhorar” daqui a seis meses (a taxa era de 50% em março de 2024), enquanto 33% acredita que vai piorar (uma redução de 9 pontos percentuais no período).

Pesquisa mostra melhora da expectativa dos brasileiros sobre a economia do país. Foto: Reprodução/Atlas Intel

A perspectiva sobre a economia acompanha os resultados positivos do governo Lula ao longo do terceiro mandato do petista, que conseguiu fazer o PIB (Produto Interno Bruto) crescer 2,9% em 2023, controlou a inflação e melhorou a taxa de desemprego do país.

A pesquisa ainda mostrou que o presidente recuperou sua aprovação, que voltou ao patamar acima de 50%. O levantamento ouviu 1.904 pessoas entre os dias 3 e 6 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link