Avanço das bets diminui venda de arroz e feijão na população de baixa renda

Atualizado em 7 de novembro de 2024 às 19:56
Site de apostas. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

A popularização dos sites de apostas e o avanço do número de plataformas têm afetado a venda de arroz e feijão no varejo. A queda nesses produtos tem ocorrido principalmente em famílias de baixa renda que recebem o Bolsa Família.

Uma pesquisa do Banco Central realizada em agosto aponta que pelo menos 5 milhões de beneficiários do Bolsa Família gastaram cerca de R$ 3 bilhões com casas de aposta naquele mês. A maioria deles (67%) são chefes de família, de acordo com o relatório.

Segundo a coluna Vaivém das Commodities da Folha de S.Paulo, varejistas têm observado uma desaceleração das vendas de produtos básicos desde setembro. Essa movimentação tem afetado toda a cadeia do setor, do consumidor até a indústria.

Arroz e feijão em mercado. Foto: Reprodução

O analista do setor de grãos Vlamir Brandalizze aponta que não existe uma pesquisa concreta apontando o fenômeno, mas que a tendência tem sido apontada por análises do perfil de gastos feitos por varejistas.

“A questão é cultural, e há a noção de que você deve ganhar alguma coisa de forma rápida e fácil. Além disso, por trás desses jogos há um pessoal muito esperto em marketing e especialistas em provocar o interesse nos jogadores”, aponta.

Novembro costuma ser um período forte de comercialização desses produtos, mas na primeira semana do mês as vendas não têm se concretizado.

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