A Força Aérea Brasileira (FAB) já deixou um avião reserva pronto no Aeroporto Internacional Felipe Ángeles, localizado a aproximadamente 50 km da Cidade do México, para transportar o presidente Lula e sua comitiva de volta ao Brasil. O VC-2, um Embraer 190, é a aeronave designada para essa missão, operada pelo Grupo de Transporte Especial da FAB.
O VC-2, com capacidade para 40 passageiros, é um avião presidencial baseado em Brasília, utilizado para atender o presidente, o vice-presidente e os ministros. Esta aeronave é considerada reserva e é acionada em viagens em que a comitiva não cabe em um único avião ou quando é necessário enviar pessoal antes do voo principal.
Além de sua função regular, o VC-2 já foi empregado em missões de repatriação de brasileiros em áreas de conflito, como a ação ocorrida no ano passado na Faixa de Gaza.
O uso do avião reserva se tornou necessário após problemas técnicos com o avião que transportava Lula durante seu retorno ao Brasil na noite desta terça-feira (1). Após a decolagem, a aeronave teve que retornar ao aeroporto na Cidade do México.
Em nota, o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Damasceno, informou: “Realizados, com sucesso, os procedimentos de segurança para solução do problema apresentado, os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para retornarem ao mesmo aeródromo da decolagem, com troca de aeronave e regresso a Brasília.”
O retorno de Lula ao Brasil está previsto para ocorrer na noite desta terça-feira. Entre os passageiros do voo estão a primeira-dama Janja, a ministra Cida Gonçalves (Mulheres), o ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores) e o diretor do Banco Central, Gabriel Galípolo, além de assessores.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line