Durante todo o mês de julho, coube ao Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) fazer a verificação de etilômetros portáteis e não portáteis, também conhecidos como bafômetros, em vários estados do País. Esses dispositivos são essenciais para determinar a concentração de álcool ingerido por condutores de veículos, contribuindo com a fiscalização de trânsito.
O Ibametro é responsável por verificar esses equipamentos em cooperação com os Institutos de Pesos e Medidas (IPEMs) recebendo equipamentos dos estados do Acre, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Tocantins e Ceará, além de auxiliar a Polícia Rodoviária Federal e do Estado da Bahia, d de modo a garantir a precisão e confiabilidade dos bafômetros utilizados pelos órgãos fiscalizadores.
Além da aplicação no trânsito, o equipamento também é utilizado para fiscalizar condutores de embarcações e aeronaves que transportam pessoas e cargas, contribuindo significativamente para a segurança e prevenção de acidentes em diferentes meios de transporte.
Os limites de aprovação dos etilômetros seguem os critérios estabelecidos pela Portaria INMETRO n° 369, de 8 de setembro de 2021, garantindo a conformidade e precisão desses dispositivos. Após a aprovação, os bafômetros recebem a marca de verificação, que é colocada em local visível ao usuário, e é emitido um Certificado de Verificação contendo a data de validade, que deve acompanhar o dispositivo.
Com informações da Ascom/Ibametro
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link