O governo da Bahia ampliou e atualizou o combate à desinformação no estado para reprimir, principalmente no ambiente de WhatsApp, a circulação de notícias falsas e conteúdos enganosos. Por meio do número (71) 99646-4095 ou pelo site www.bahiacontraofake.ba.gov.br, é possível enviar textos, áudios, fotos ou vídeos de fake news para serem checados e denunciados.
Todas as informações enviadas são analisadas pela equipe da Secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom) e encaminhadas para os órgãos competentes. Após apuração, os esclarecimentos são feitos por meio da seção “Fato ou Fake” do site. A plataforma pioneira do governo baiano disponibiliza ainda artigos e vídeos que abordam a temática da desinformação e os efeitos da disseminação de notícias falsas.
O Bahia Contra o Fake aparece como referência em checagens publicadas por agências independentes de verificação de fatos como AFP Checamos, Agência Lupa, Estadão Verifica, Projeto Comprova, Aos Fatos, além dos portais Folha, Terra e principais sites baianos.
Com informações da Secom-BA