Consequência direta da visita do governador Jerônimo Rodrigues à China, no mês passado, a abertura, na quarta-feira (17), do Fórum Bahia-China de Cooperação para Estudos, Projetos e Negócios, irá reunir representantes do governo estadual com autoridades chinesas, além de setores empresariais e exportadores, bancos de investimento nacionais e internacionais e mais de 15 empresas chinesas de tecnologia e infraestrutura com interesse em investir no estado.
O evento seguirá na quinta-feira (18) com conferências e painéis, das 8h às 17h30. Entre as atrações estão a Conferência sobre Cidades Inteligentes; painel sobre logística de transporte como fator de desenvolvimento regional; e painel sobre Economia de baixo carbono: energias renováveis e mercado de carbono. Dia 19, o fórum prossegue das 8h às 13, com mesas de negócios com empresas chinesas e baianas.
O evento tem como objetivo fomentar a produção de dados científicos, estudos, inovação, tecnologia e negócios, mediante encontros estratégicos entre representantes da China com o governo da Bahia, investidores, pesquisadores e especialistas. Também vai reunir representantes de setores empresariais e comerciais da Bahia, além de especialistas convidados nas áreas em discussão.
Também participam representantes do Novo Banco de Desenvolvimento (Banco dos BRICS), Banco Mundial, Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
O fórum é uma iniciativa da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento, em conjunto com a Casa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com participação das pastas de Ciência, Tecnologia e Inovação, Meio Ambiente e Infraestrutura.
Todo o evento será transmitido online no Youtube pelo canal da SEI Bahia (@SEIBAHIA). Também haverá transmissão para a China, de onde devem acompanhar dirigentes e pesquisadores da Academia de Ciências Macroeconômicas de Shandong. Durante o evento, a SEI e a Academia de Shandong irão assinar memorando de entendimento para a realização de estudos e projetos em parceria nas áreas de Logística de Transportes, Economia de Baixo Carbono e Cidades Inteligentes.
Com informações da Ascom/SEI
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link